Zeladores, HQ nacional com cara de fantasia urbana
por Rober Pinheiro em outubro 20, 2010Zero Comentários =( Publicado em Quadrinhos
Nestes tempos de alta da literatura fantástica nacional — que traz a reboque alguns dos primeiros bons exemplos da chamada fantasia urbana —, é bacana ver um projeto de HQ enveredar por esse caminho.
Fruto da parceria entre Anderson Almeida e Nathan Cornes, este no roteiro e aquele, nos desenhos, “Zeladores” é a mais nova HQ nacional a tratar de um tema muito, mas muito negligenciado pela maioria dos artistas tupiniquins: as lendas e personalidades folclóricas brasileiras. Distribuída em caprichadas 64 páginas coloridas, a primeira parte da história retrabalha alguns mitos bem conhecidos e os transporta para o nosso tempo, contextualizando-os na urbanística São Paolo — espécie de cidade fantástica com muitas reminiscências da capital paulista — mesclando num caldo só lugares e eventos reais a acontecimentos extraordinários.
Diferente de outros projetos, a HQ não traz heróis americanizados e seus uniformes colantes e coloridos trabalhados com temática nacional. Em “Zeladores”, o protagonista é um dos personagens mais carismáticos do folclore brasileiro: o famoso malandro afro-brasileiro Zé Pilintra. Habitante da noite, apreciador de sua fauna diversificada e boêmio por natureza, ele é tido como o mais humano de todo os seres do imaginário popular brasileiro.
Acompanhado pelo detetive paranormal Opala 78, seu melhor amigo, Zé Pilintra protege São Paolo de ameaças mágicas, agindo como um tipo bem peculiar de xerife do além. No primeiro número dessa trilogia, ele vai enfrentar uma banda funk, reencontrar o homem que o matou e visitar a Caroxinha, o Barbarruiva e a Mulher de Branco, tudo isso antes de ser invocado por uma bruxa e seu indefectível Lobisomem verde.
Com roteiro ágil e um traço bem característico, que remete e muito ao estilo de cartuns como “Samurai Jack” e “As Meninas Superpoderosas”, “Zeladores” é uma boa pedida pra quem curte fantasia urbana e histórias em quadrinhos. Com o detalhe especial de ter tudo no mesmo pacote.
Serviço
O quê: HQ Zeladores
Autores: Anderson Almeida e Nathan Cornes
Editora: Devir
Páginas: 64
Quanto: R$ 33,50