“Queime Depois de Ler”
por Lucas Sigaud em outubro 10, 2008Um Comentário Publicado em Cinema, Destaque
Mais um que corresponde às expectativas depositadas antes do Festival do Rio: “Queime Depois de Ler”, o novo filme dos irmãos Coen (vencedores do Oscar deste ano com “Onde Os Fracos Não Têm Vez”) é uma comédia divertidíssima, satírica, e que merece ser vista.
A ação começa quando Osbourne “Ozzie” Cox (John Malkovich) é transferido de sua pasta na CIA, onde trabalhou por anos a fio, para um departamento onde não existe nenhuma chance de lidar com arquivos confidenciais. Resolve então largar o emprego, o que faz com que sua esposa Katie (Tilda Swinton), que tem um caso antigo com o hipocondríaco conquistador, e também casado, Harry Pfarrer (George Clooney), resolva pedir o divórcio – mas não sem antes fazer uma cópia dos arquivos (incluindo os confidenciais da CIA) em um CD, que cai inadvertidamente nas mãos de dois funcionários em uma academia de ginástica: a solitária (e obcecada em conseguir uma cirurgia plástica) Linda Litzke (Frances McDormand) e o ingênuo garotão Chad (Brad Pitt). Já deu para imaginar o que se segue? Se deu, acredite – a seqüência é muito pior (e muito mais engraçada).
O elenco, estelar, é um primor e está afinadíssimo. Também, pudera: dos cinco atores principais, Clooney (cada vez melhor), McDormand e Swinton (ambas ótimas) já venceram Oscar (“Syriana”, “Fargo” e “Conduta de Risco”, respectivamente), enquanto Malkovich já foi indicado duas vezes, e Pitt, que está absolutamente impagável e é talvez o maior destaque dentre todos, já levou uma indicação por “Os Doze Macacos”.
Ainda bem que “Queime Depois de Ler” (“Burn After Reading”, no original) já tem data marcada para lançamento nos cinemas – pena que o público geral terá de esperar até 28 de novembro para conferi-lo. Mas a espera vale a pena.
Curiosidade: a cena mais hilária do filme, curiosamente, não conta com a presença de nenhum dos cinco atores principais – são os diálogos entre o oficial da CIA (interpretado por David Rasche, de “Vôo United 93”) e seu superior (o ótimo J.K. Simmons, de “Juno” e da série “Homem-Aranha”).