“Quatro Minutos”

Finalmente chega aos cinemas brasileiros o celebrado e premiadíssimo “Quatro Minutos” (IMDB) (no original, “Vier Minuten”), produção alemã com direção e roteiro de Chris Kraus, com estréia marcada para o dia 15 de agosto.

Em sua segunda incursão no mundo da direção (sua primeira foi na produção independente “Scherbentanz” – IMDB – nunca lançado por aqui), Kraus conta uma história dramática: a jovem Jenny von Löben (Hannah Herzsprung) é enviada a prisão por assassinato – do qual ela não se arrepende. Sob a superfície impenetrável, no entanto, Jenny de um incrível talento musical. Cabe à professora de piano Traude Krüger (Monica Bleibtreu), de 80 anos, vencer essa barreira e descobrir os segredos, angústias e sonhos de Jenny, a fim de tentar recuperá-la – musical e humanamente.

O filme vem arrancando elogios por onde passa, sendo considerado a maior sensação do cinema alemão desde “A Vida dos Outros” (isso, claro, em 2006, ano do lançamento original do filme – sim, infelizmente só chegou aqui dois anos depois). Vale a pena conferir.

Curiosidade: Os espectadores brasileiros podem reconhecer Monica Bleibtreu – ela interpretou a cega na produção cult de estrondoso (e, até certo ponto, surpreendente) sucesso “Corra, Lola, Corra”.