Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009

Acontece nesta sexta-feira, 15 de outubro, o lançamento do “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009”, na livraria Martins Fontes da Paulista.

Surgido a partir da iniciativa dos jornalistas e pesquisadores de ficção especulativa Cesar Silva e Marcello Simão Branco, o livro, com dados referentes a 2009, traz um panorama geral acerca da produção e do cenário fantástico nacional daquele ano distribuído entre suas três principais manifestações: a ficção científica, a fantasia e o terror/horror. Além do enfoque nos três grandes gêneros, o Anuário contempla também as criações surgidas entre os subgêneros — como o steampunk e o cyberpunk, derivados da ficção científica, e a fantasia urbana e épica, vertentes da fantasia — e os chamados trabalhos de “fronteira”, aqueles onde o fantástico é abordado a partir da perspectiva do mainstream — ou literatura do cotidiano — literário.

Publicado desde 2005, o Anuário traz nesta edição notícias sobre prêmios e personalidades, listas dos livros lançados durante o ano de 2009 e artigos sobre o mercado editorial, com dados estatísticos e tabelas. Também conta com resenhas de alguns dos principais livros de autores nacionais e estrangeiros, entrevista com a “Personalidade do Ano”, ensaio de um especialista convidado e uma seção histórica com datas e resenhas de livros importantes.

Segundo os organizadores, o Anuário tem por meta realizar um registro do estado dos gêneros no país, além de auxiliar tanto os leitores em busca do que há de novo, quanto os escritores que desejam destrinchar as tendências do mercado. Também serve de subsídio a editores e pesquisadores que estão em busca de um conhecimento mais sistematizado e amplo acerca do que está surgindo em matéria de ficção fantástica e das perspectivas para o fantástico no Brasil.

Lançado em 2010 pela Devir Livraria – as duas edições anteriores saíram pela Tarja Editorial -, o “Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009” recebeu o Prêmio “Melhores do Ano” na categoria não-ficção, concedido pelo site Ficção Científica e Afins, da escritora Ana Cristina Rodrigues.

O lançamento acontece a partir das 19:00 hs na Livraria Martins Fontes, da Av. Paulista.

Serviço

O quê: lançamento do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009
Quando: sexta-feira, 15 de outubro, a partir das 19:00 hs.
Onde: Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509 [próximo ao metrô Brigadeiro].
Valor: R$ 28,00.