Voltron – arte conceitual

Os estúdios Atlas Entertainment voltaram a acenar com a possibilidade de finalmente levarem adiante o projeto do futuro filme baseado em “Voltron”, desenho oitentista desenvolvido pela World Events Productions e a Toei Animation. Para tanto, contrataram os roteiristas Thomas Donnelly e Joshua Oppenheimer, responsáveis por filmes como “Sahara” e os vindouros “Conan” e “Dr. Estranho”, para cuidarem da história. Parte dos esforços dos estúdios já começam a aparecer, como as belas artes conceituais do longa que foram divulgadas pelo site JoBlo.

“Voltron” foi criado por Peter Keefe a partir do material das séries animadas japonesas “Beast King GoLion” e “Armored Fleet Dairugger XV”. A história traz um grupo de pessoas que podem controlar cinco robôs com a capacidade de se combinarem entre si para formar um construto maior, o Voltron do título.

A série teve histórias distintas contadas ao longo de suas temporadas. A primeira delas, chamada “Lion Force Voltron” [Voltron of the Far Universe], apresentou uma equipe de cinco jovens pilotos que comandavam cinco leões robôs que podiam ser combinados para formar um maior, chamado Voltron. Em um futuro indefinido, a Força Voltron era responsável por defender o planeta Arus e sua princesa, Allura, das investidas do rei Zarkon, regente do planeta Doom, de seu filho Lotor e do bruxo Haggar, responsável por criar os Robeasts, grandes feras robóticas que aterrorizavam os habitantes de Arus.

Na segunda temporada, chamada “Vehicle Voltron” [Voltron of the Near Universe] o planeta da Aliança das Galáxias tornou-se superlotado e uma frota de exploradores é enviada para procurar por novos planetas para colonizar. No caminho, eles acabam chamando a atenção do Império Drule, que está em guerra com a Aliança há muito tempo. Ao descobrir a frota, o Império resolve interferir na missão de exploração e colonização. Como o Voltron do Planeta Arus está muito distante para ajudar os exploradores, um Voltron totalmente novo é construído para ajudá-los a lutar contra a ameaça do Império Drule.

Uma terceira temporada, chamada “Gladiator Voltron” [Voltron of the Middle Universe] foi produzida, mas não chegou a ser exibida por aqui.

Enquanto o filme não ganha corpo, a World Event Prods e a Classic Media estão produzindo em parceria com a Mattel e com o canal Nicktoons uma nova série animada, chamada “Voltron Force”, cujos 26 episódios da primeira temporada, prevista para estrear em 2011, já foram encomendados.