O Preço da Traição

Quando Catherine (Julianne Moore) desconfia que seu marido (Liam Neeson) a está traindo ela toma uma audaciosa decisão: contratar uma garota de programa para seduzi-lo e comprovar suas suspeitas. Mas o que parecia um simples plano ou uma transação comercial, como define a própria personagem, acaba se transformando em uma relação de dependência e obsessão. Chole, a garota em questão, acaba se apaixonando por Catherine e adentrando o seio familiar, já desestruturado pelas desconfianças da esposa e por um filho que não vê os carinhos da mãe com bom gosto.

O filme não sai muito da estrutura Catherine – Chole – David, basicamente toda ação permeia ou passa pelo triângulo. É um suspense seguido á risca: Catherine mora em uma casa de dois andares toda feita com vidros, assim a ação passa de um cômodo ao outro dispensado falas, sempre há uma expectativa sobre o que será ou não visto, o que pode ou não ser mostrado. A figura do espelho é também usada algumas vezes no filme: Catherine e Chole se conhecem no espelho e quando a esposa pseudotraída começa a se convencer do adultério do esposo é pelo espelho que ela vê Chole nua e inicia uma atração pelas fantasias não saciadas com seu marido. E como em todo bom suspense há um objeto, nesse caso um grampo de cabelo, que aparece no início do filme, volta no meio e permeia a narrativa até o final, onde por coincidência (ou não!) é o que fecha o longa.

O filme é um refilmagem do francês Nathalie X, da diretora Anne Fontaine (Coco antes de Chanel, 2009), que trazia Fany Ardant, Gerard Depardieu e Emmanuelle Béart no elenco. A adaptação é da roteirista Erin Cressida Wilson (“A Pele”), que traduz para o gosto americano a história de sedução que foi um grande sucesso em seu país de origem. Entre a primeira a segunda versão pouca coisa se muda: Nathalie da primeira se transforma em Cholle e Bernard em David, mas nota-se uma preocupação menor com a sensualidade, que foi o carro chefe da primeira versão e um aprofundamento maior no interior das personagens, embora tanto na primeira quanto na segunda não se deixe claro as razões que leva Chole-Nathalie a mentir sobre suposta relação com Bernard-David.

Amanda Seyfried é quem da vida à Chole, e consegue com seu ar angelical, fazer de sua personagem uma lolita moderna sedenta de desejo e até ingênua em alguns momentos. O que para os pensamentos sexuais de Catherine é um atrativo á libido, já que ela com mais experiência não consegue satisfazer seu marido e nem ter seus desejos saciados. A cena de sexo entre as duas personagens é de uma leveza surpreendente, as atrizes demonstram uma química e uma cumplicidade tão grande que fazem da cena um atrativo á parte.

Não se sabe ao certo porque que no Brasil o título ganhou esta tradução, é quase um fundo moralístico, como se toda traição tivesse um preço, por isso não traiam! Chole é bem mais interessante, já que a história se desenvolve a partir das armações da personagem.

Em março de 2009, Liam Neeson interrompeu as filmagens para visitar sua esposa, Natasha Richardson, que tinha sofrido um grave acidente de esqui. Poucos dias depois, ela faleceu. Liam retornou às filmagens poucos dias após o falecimento de Natasha Richardson, por iniciativa própria. O roteiro foi então alterado de forma que Neeson concluísse sua participação no filme em apenas dois dias.

O filme não têm muita ação é todo em um ritmo mais lento, com diálogos sempre muito pausados e quase descritivos, as tomadas quando querem lançar algum suspense no ar ou se focam em closes ou em partes transparentes do cenário com visões vazadas sobre os possíveis acontecimentos. Apesar de ser uma história já conhecida e um final (quase) típico de todo suspense familiar o diretor Atom Egoyan (O Doce Amanhã, 1997 e Verdade Crua, 2005) consegue uma boa refilmagem, com boas atuações uma equipe que faz um bom trabalho dando apoio ao clima de suspense que ele deseja manter durante todo filme.

Serviço

Lançamento: 2010 (Canadá) (França) (EUA)
Direção: Atom Egoyan
Atores: Julianne Moore, Liam Neeson, Amanda Seyfried, Max Thieriot , R.H. Thomson
Duração: 96 min
Gênero: Drama
Status: inéditos

RANGEL ANDRADE

Ator e fundador da ESS N.CIA, cia de teatro.