The Book of Eli (O Livro de Eli)

Convincente e instigante, O Livro de Eli (The Book of Eli) é uma obra prima do cinema de Ficção Científica, particularmente do sub-gênero pós-apocalíptico.

O filme se desenrola em um planeta Terra arrasado por uma guerra com motivos religiosos que acabou por destruir as defesas do planeta contra os raios solares. A guerra teve como consequência doenças de pele, cegueira e a destruição de quase toda a vida animal no planeta, o que fez com que parte da população apelasse para o canibalismo como forma de sobrevivência.

A ingestão de carne humana provocou problemas de coordenação, tremedeiras e uma série de outras repercussões motoras, enlouquecendo os que passaram a adotar tal prática.

O movimento natural foi a organização de comunidades em torno de figuras autoritárias, perigosas e agressivas, como Carneguie, a personagem vivida por Gary Oldman, cuja ambição e obsessão é a encontrar um livro que teria o poder de dominar populações e mudar o mundo.

É neste cenário que encontramos Eli, personagem vivido pelo competente Denzel Washington, que não tem a intenção de parar por nada em sua jornada para o oeste, enfrentando todo tipo de perigos sem se abalar e com uma confiança inabalável em seus propósitos e no êxito de sua missão.

Com ação bem dosada e cenas de ação e luta totalmente desempenhadas por Denzel Washington, que treinou Kali com Dan Inosanto, aluno de Bruce Lee. Apesar da preocupação com o realismo e a qualificação do ator para as cenas filme não tem objetivos beligerantes, sendo antes muito responsável com seu uso a cada passo do caminho.

Quando os personagens se encontram o embate é certo. Eli não pretende ceder e permanecer na comunidade de Carnegie e este último finalmente descobre que Eli é a resposta aos seus problemas.

Com a presença de Jennifer Beals e a ótima
Mila Kunis (de That 70′s Show), o filme se desenvolve muito bem e consegue entregar uma história consistente e muito bem acabada.

O texto de Gary Whitta é muito bem conduzido pelos diretores Albert e Allen Hughes, que acabam por fazer um dos melhores filmes do gênero em muito tempo.

Nos cinemas a partir de 19 de Março de 2010.

Curiosidades

O papel feminino seria de Kristen Stewart mas felizmente as filmagens de Lua Nova acabaram forçando o ingresso de Mila Kunis no filme.