Gabriella Hámori e Budapeste

 

“Budapeste”, filme brasileiro baseado no livro best-seller homônimo de Chico Buarque, já tem estréia confirmada para o dia 22 de maio. E além das presenças confirmadas do diretor Walter Carvalho, dos protagonistas brasileiros Leonardo Medeiros (que vive o personagem principal, José Costa) e Giovanna Antonelli, agora foi a vez da húngara Gabriella Hámori assegurar que estará nas pré-estréias do filme no Rio de Janeiro e São Paulo.

Aos trinta anos, Gabriella já é uma das principais atrizes húngaras de teatro e cinema em atividade, tendo sido membro do Teatro Radnóti entre 2001 e 2004, e desde então é membro do Teatro Orkény. Ganhou o prêmio de melhor atriz húngara do ano em seu país e também atriz revelação em cinema. Protagonizou ao longo dos últimos oito anos diversos sucessos do cinema húngaro que tiveram projeção internacional, como “I Love Budapest” (2001), “Állísátok meg Terézanyut!” (2004 – em inglês, “Stop Mom Theresa”) e “Kaméleon” (“Chameleon”, do ano passado).

Em Budapeste, Gabriella viverá Kriszta, mulher por quem o “ghost-writer” (escritores que escrevem livros sob comissão para alguém o vender como o autor do mesmo) José Costa se apaixona durante uma escala imprevista em Budapeste – formando assim o triângulo amoroso com Vanda (Antonelli), esposa do escritor-fantasma. É Kriszta a responsável por ensinar húngaro a Costa – “a única língua que o diabo respeita”, e que se torna sua obsessão.

Nas palavras da atriz húngara, “meu personagem serve para ajudar Costa a ver ele mesmo, a se encontrar, ela parece saída de um sonho. Às vezes, sinto como se ela não precisasse fazer nada além de existir.”

Para maiores informações, incluindo mais imagens do filme, basta visitar o seu site oficial.

 

Curiosidade: não é o primeiro filme de Walter Carvalho ligado ao meio da música, uma vez que o livro no qual o filme se baseia é de autoria de Chico Buarque. Anteriormente, o aclamado diretor já lançou títulos como “Villa-Lobos: Uma Vida de Paixão”, o grande sucesso “Cazuza – O Tempo Não Pára” e “Chega de Saudade”.