“Warhammer” online em crise

“Warhammer” online está fechando 40 dos seus 57 servidores americanos e 20 dos 43 servidores europeus, ou seja, 60 de 100 servidores.

Obviamente que os números indicam que o mmorpg não foi um grande sucesso como se esperava. Talvez os realizadores superestimaram a quantidade de servers no momento do lançamento – 100 servidores onde cada um abriga em torno de 15.000 contas, um número bem otimista para um mercado tão monopolizado como o de mmorpgs.

O jogo foi lançado em um momento oportuno. Seu arqui-mega-super-concorrente “World Of Warcraft” passava por uma fase de mesmice. A tão aguardada expansão “Wrath Of The Lich King” já tinha data marcada e, enquanto esperavam, vários players deram uma chance ao “WAR” (eu inclusive).

Quando a “WotLK” foi lançada, ela bateu forte no “WAR”, Blizzard chamou seus players de volta e eles obedeceram (eu inclusive, de novo). “WAR” acabou por se tornar um abrigo de turistas oriundos de outros jogos.

Fato é que os cenários eram cansativos, não realistas e o end game PVE (plaver versus environement) era fraco. O WAR tinha o PVP (player versus player) como principal foco e objetivo. E com isso acabou atingindo um nicho de mercado bem menor. Além de que no PVP, para cada vencedor, existe um perdedor, no foco PVE, todos ganham.

Como li em um site na web, “WAR” só seria bom se o “World Of Warcraft” não existisse.