É no dia 18 de março o lançamento de “Temas em Inclusão: Saberes e Práticas“, coletânea de textos de diversos autores organizada pela psicopedagoga Aliny Lamoglia.
O livro apresenta um panorama de como as questões relacionadas à educação inclusiva e à acessibilidade têm sido abordadas no Ensino Fundamental.
A publicação reúne textos de Ana Lúcia Palma Gonçalves, Anakeila de Barros Stauffer, Carla Gruber Gikovate, Cláudia Inês Vianna, Cristiane Guimarães, Dayse Serra, Giselle Araújo, Junia Vilhena, Magali Cerdeira, Mara Monteiro da Cruz, Marcia Goldfeld, Maria do Rosário Leite, Renata Mousinho, Simone Pereira, Silvia Figueredo, Vera Lúcia Alves dos Santos além da própria Aliny Lamoglia.
Aliny concedeu uma entrevista sobre o lançamento ao OutraCoisa
(clique aqui para ler a entrevista)
OC:
Qual é o retrato atual da inclusão brasileira e como pode ser comparado a outros países?
O que temos ainda é incipiente. As práticas em inclusão ainda se limitam muito a iniciativas isoladas. São muitas as barreiras à inclusão, e as piores são as “atitudinais”… porque, para estas, não há decreto-lei que dê jeito.
OC: Quais são as reais mudanças em termos de inclusão na educação fundamental brasileira? Como isto se insere nas própria evolução história das educação fundamental brasileira?
Penso que aos poucos as crianças com deficiências chegam ao ensino regular… só isto pode, efetivamente, mudar o quadro atual.
OC: Estas mudanças têm relação apenas com o ensino gratuito promovido por instituições governamentais? Como são seus reflexos no ensino privado?
Escolas privadas também têm recebido as crianças especiais. A questão “perversa” nisto tudo é que quando uma escola privada se recusa a receber uma criança especial alegando que não tem profissionais capacitados para trabalhar com ela, os responsáveis por esta criança optam por procurar outra escola…. que pai ou mãe confiaria a educação de sua criança a alguém que afirma, de antemão, não saber trabalhar com ela?
OC: Há uma insatisfação geral com a qualidade da educação fundamental no Brasil. Há diversas colocações sobre como esta baixa qualidade se relaciona com a universalização. As políticas de inclusão não são mais uma componente a pressionar ainda mais esta combalida qualidade?
Creio que não. O que for feito para adaptar o ensino regular para uma criança especial favorecerá também crianças com desenvolvimento típico. O desconhecimento, por parte dos profissionais das escolas, sobre a lei que regulamenta a inclusão e que prevê as adaptações curriculares para as crianças especiais é, na minha opinião, o maior dificultador para a inclusão educacional.
OC: Sobre o livro “Temas em Inclusão”, há uma segmentação específica? Quais excluídos tentamos incluir e quais deixamos de fora?
A idéia, parafraseando a Cláudia Werneck, é que TODOS significa TODOS. Quaisquer crianças, com quaisquer tipos de deficência, podem estar incluídas, DESDE QUE, se beneficiem desta inclusão. Esta deve ser a medida.
OC: Há muitas publicações disponíveis em língua portuguesa sobre o assunto? E em outros idiomas?
Sim, há muito material produzido sobre inclusão, principalmente em língua inglesa, proveniente de países como os EUA e o Canadá.
OC: O que é o Núcleo de Educação Inclusiva e como o lançamento de “Temas em Inclusão: Saberes e Práticas” se contextualiza nas atividades do núcleo?
O Núcleo de Educação Inclusiva da UNIRIO é uma iniciativa do Programa INCLUIR da Secretaria de Ensino Superior do MEC, apoiada pela FAPERJ e coordenada por mim para promover ações em inclusão.
OC: Onde podemos adquirir o livro?
No dia do lançamento o livro será distribuído gratuitamente, já que a edição foi financiada pelo Programa INCLUIR/MEC. Depois será possível adquiri-lo através do Núcleo de Educação Inclusiva da UNIRIO, pelo site nucleoeducacaoinclusiva.com.br
OC: Há uma edição digital da obra disponível na internet? Há edição em formato “audiobook” ou “Braille”?
Após o lançamento haverá uma edição digital disponível no site do Núcleo. Já há negociações com o livrofalado, para a produção do formato “audiobook” e com o Instituto Benjamin Constant para a versão em Braille, bem como esperamos firmar uma parceria com a Lavoro Produções para uma versão com audiodescrição e tradução em LIBRAS para o nosso site.
O lançamento acontece na tenda montada nos jardins do Centro de Letras e Artes (CLA), na Av. Pasteur, 436, Urca. Na abertura, haverá um show do “Cancioneiros do IPUB“, grupo musical formado há 13 anos por pacientes e funcionários do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ).
A edição é uma das iniciativas do Núcleo de Educação Inclusiva que, por meio de estudos, pesquisas e parcerias com demais instituições, está ligado à Política de Educação Inclusiva da UNIRIO, instrumento que visa a identificação dos objetivos da Universidade para melhor orientar e conduzir o processo educacional no meio acadêmico, principalmente em relação aos alunos com necessidades especiais.
O lançamento do livro também se integra às ações do Programa INCLUIR: Acessibilidade na Educação Superior da UNIRIO, promovido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC). Dentre as diretrizes do programa, está a divulgação de trabalhos nas áreas de inclusão e acessibilidade.
Serviço
Onde: Av. Pasteur, 436 – Jardins do Centro de Letras e Artes da UNIRIO
Quando: 18/03/2009 às 16:30hs