Encontro dos Cartunistas do ABC e São Paulo

É HOJE, das 16 às 23hs, no Fran’s Café Portugal (localizado na Av. Portugal, 1126, em Santo André), a sexta edição do Encontro dos Cartunistas do ABC e São Paulo, em comemoração dos 140 anos do quadrinho nacional (cujo pioneiro foi Ângelo Agostini).

Agostini, jornalista e desenhista (além de excelente caricaturista e criador de charges) oriundo de Piemont e radicado no Brasil, era um crítico mordaz do reinado de D.Pedro II defendendo a república e a abolição da escravatura. Suas aventuras de Nhô-Quim, no periódico “Vida Fluminense”, é considerada uma das primeiras HQs do mundo.

A fim de celebrar a data, cartunistas, quadrinhistas, chargistas e caricaturistas (contando com as presenças confirmadas de Mastrotti – organizador do evento – e outros, como Ala Voloshyn, Gláucia Lanzoni, Airon, Verde, Luigi Rocco, Jorge Barreto, Ed Sarro, Daniel Alves, Cerito, Zitto, André Liberal, Onésio, Cassiano, Humberto Pessoa, Will, Marcos Venceslau, Antonio Carlos pires, Gilmar de Godoy, Rafael Dourado, Peixe, Melo, Rice, Odair Lima e Richard) se reunirão para um dia que inclui:

  • Exposição Relâmpago: Somente no dia com o tema “Faixa de Gaza”.
  • Análise de Portfolio: Para todos os desenhistas iniciantes.

  • Autógrafos:  Ala Voloshyn autografa o livro ” Pimenta do Reino”.

                          O Quarto Mundo autografa várias revistas de HQ.

                          Os 7 autografam sua 1ª revista de cartuns.

  • Pacotão da Editora Virgo : Descontos especiais em vários livros de cartuns.

  • Caricaturas: Faça sua caricatura a preços populares

Tudo isso, e como entrada basta levar um gibi, destinado ao acervo da gibiteca de Santo André. Um belo programa para quem estiver nas redondezas!

 

Curiosidade: O evento conta com o apoio do “O Autor na Praça”, responsável pelo evento “Sarau Solerte”, amanhã, em São Paulo. Confira mais informações aqui.