“A Festa da Menina Morta”

Menina Morta Mais Viva Que Nunca

“A Festa da Menina Morta”, estréia do excelente ator Matheus Nachtergaele na direção, acaba de receber, no Festival Internacional de Chicago, o prêmio de melhor filme da seção ‘Novos Diretores’. É o nono prêmio recebido pelo filme, e o primeiro em terras internacionais.

Antes disso havia sido o grande vencedor do Festival de Gramado, com seis prêmios, e Matheus recebeu o prêmio Redentor do Festival do Rio de Melhor Diretor, onde Daniel de Oliveira (“Cazuza”) ainda recebeu o prêmio Redentor de Melhor Ator. A novidade é que é o primeiro que era disputado em âmbito internacional, o que confere mais importância (e méritos) à conquista. O elenco conta ainda com Jackson Antunes, Cássia Kiss, Paulo José e Juliano Cazarré.

A trama gira em torno de Santinho (interpretado por Daniel), alçado à condição de líder espiritual a partir de um suposto milagre realizado por ele, após o suicídio de sua própria mãe. Passado em uma comunidade ribeirinha do alto Amazonas, o filme procura pintar um retrato daqueles que se envolvem na seita criada em torno de Santinho, e da capacidade humana em criar a sua fé e buscar um sentido diante de seu medo da morte.

Matheus contou, em debate realizado no dia 29 de outubro, que teve a idéia para “A Festa da Menina Morta” durante as filmagens de “O Auto da Compadecida”, quando “(…) fui a um forró que era, na verdade, um ritual de adoração aos farrapos do vestido de uma menina que havia morrido. Perguntei as pessoas sobre o significado daquele milagre e elas respondiam: ‘Acharam o vestidinho, ué! Acharam o vestidinho!’. Isso é a síntese da religião para mim, acreditar no que a gente quer, e o brasileiro tem uma capacidade infinita em criar mitologia”.

Curiosidade: Um aviso aos espectadores, para quando o filme estrear no grande circuito (ainda sem data marcada) – o filme tem um lado bastante pesado, e em um dos seus momentos mais controversos (a cena de sexo entre Santinho e seu pai), várias pessoas saíram da sala de exibição em Cannes.