Mostra Oriente Desconhecido

Começa no dia 23 de setembro a mostra Oriente Desconhecido com 12 títulos do sudeste asiático e extremo oriente inéditos no Brasil. A mostra, que já foi apresentada este mês no CCBB de Brasília, prossegue para as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.

É uma boa oportunidade de conhecer diretores e trabalhos raramente apresentados por aqui. São 12 filmes de 6 diretores de 5 países. Dos 12 filmes da mostra, 9 serão apresentados em película e os outros em DVD.

Serão exibidos entre outros o cult Ruang rak noi nid mahasan (Last Life in the Universe) de Pen-Ek Ratanaruang, três longas do tailandês Weerasethakul: Sang sattawat (Syndromes and a Century), Sud sanaeha (Blissfully Yours) e Sud pralad (Tropical Malady) (que levou o prêmio do júri em Cannes) além de Qian xi man po (Millenium Mambo) e Tin seung yan gaan (Love Will Tear Us Apart) do premiado Hou Hsiao-hsien.

Programação CCBB SP

Programação CCBB RJ

A mostra tem curadoria do jornalista e diretor Gustavo Galvão. Galvão é o diretor de A vida ao lado (2006) e estréia seu novo curta, “A Minha Maneira de Estar Sozinho” em novembro no próximo Festival de Brasília.

Confira abaixo a lista de filmes da mostra ou clique aqui para a programação carioca da mostra e aqui para a programação paulista.

All Tomorrow’s Parties (Todas as festas de amanhã)
De Yu Lik-wai. Hong Kong, 2003 / Cor / 35mm / 96 min. / 16 anos.
Dois irmãos são mantidos presos em campo de reeducação mantido pelo regime fascista que domina a China pós-apocalítica. Eles são liberados cinco anos depois e tentam redescobrir os prazeres da vida numa cidade industrial abandonada. Prêmio de fotografia no Festival de Buenos Aires.

Blissfully Yours (Graciosamente seu)
De Apichatpong Weerasethakul. Tailândia, 2002 / Cor / DVD / 125 min. / 16 anos.
Banido da Tailândia e exibido em cortes em vários países asiáticos devido às cenas de sexo, o filme acompanha duas histórias paralelas: da mulher que não se satisfaz completamente no casamento e de uma jovem que se envolve com um imigrante ilegal na fronteira da Tailândia com Mianmar.

Invisible Waves (Ondas Invisíveis)
De Pen-EK Ratanaruang. Tailândia, 2006 / Cor / 35mm / 115 min. / 14 anos.
Depois de matar a namorada do chefe a pedido dele mesmo, cozinheiro foge de Macau para uma praia paradisíaca na Tailândia. Ele tenta reestruturar a vida, mas uma série de personagens e de infortúnios dificulta seus planos.

Last Life in the Universe (Última Vida no Universo)
De Pen-Ek Ratanaruang. Tailândia, 2003 / Cor / 35mm / 112 min. / 14 anos.
Kenji é um bibliotecário japonês em Bangkok. Ele está a ponto de se jogar de uma ponte quando testemunha a morte de uma garota. Neste momento, entra em sua vida a irmã mais velha dela, uma jovem imprevisível. Este é um dos filmes mais cultuados do cinema asiático contemporâneo.

Love Will Tear us Apart (O amor nos dividirá)
De Yu Lik-wai. Hong Kong, 1999 / Cor / DVD / 114 min. / 14 anos.
Diversos chineses chegam a Hong Kong com a esperança de vencer na vida. No lugar do sucesso, eles conhecem a frustração e acabam recorrendo a trabalhos inglórios. Primeiro filme como diretor do fotógrafo de The World e Xiao Wu – Artisan Pickpocket. Prêmio de fotografia em Estocolmo.

Millenium Mambo (Mambo do milênio)
De Hou Hsiao-hsien. Taiwan, 2001 / Cor / 35 mm / 119 min / 16 anos.
Vicky é uma jovem atraente. Ela trabalha em um clube noturno e se vê dividida entre dois homens. O primeiro é sustentado por ela. No outro, ela encontra um refúgio. Agraciado com o prêmio técnico em Cannes.

Samaria
De Kim Ki-duk. Coréia do Sul, 2004 / Cor / DVD / 95 min. / 16 anos.
Uma jovem agencia a melhor amiga como prostituta. O trabalho rende até que a prostituta sofre um grave acidente. No leito de morte, pede um favor à amiga: ela quer ver novamente um homem por quem se apaixonou certa vez. Urso de Prata no Festival de Berlim.

Syndromes and a Century (Síndromes e um Século)
De Apichatpong Weerasethakul. Tailândia, 2004 / Cor / 35mm / 105 min. / 14 anos.
Na primeira parte o filme acompanha as experiências de uma jovem médica num hospital na área rural da Tailândia. Em seguida, as mesmas situações são vividas por um doutor na capital, Bangkok.

The World (O Mundo)
De Jia Zhang-Ke. China, 2004 / Cor / 140 min. / 14 anos.
O impacto da globalização na cultura chinesa é discutido por meio de um parque temático, na periferia de Pequim, no qual são reproduzidos os principais monumentos do mundo. A rotina de funcionários solitários e desiludidos conduz a trama. Premiado em Toronto.

Three Times (Três Monumentos)
De Hou Hsiao-hsien. Taiwan, 2005 / Cor / 35mm / 132 min. / 14 anos.
Os mesmos atores, um homem e uma mulher, vivem os papéis centrais em três épocas (1911, 1966 e 2005). Em cada história, o amor e a comunicabilidade se adaptam à época em questão.

Tropical Malady (Mal dos Trópicos)
De Apichatpong Weerasethakul. Tailândia, 2004 / Cor / 35mm / 120 min. / 14 anos.
Dividido em dois, o filme parte do romance entre soldado e homem do campo e termina com a ameaça de uma entidade secreta que irrompe das florestas. Prêmio do júri em Cannes e o da crítica em São Paulo.

Artisan Pickpocket (Punguista artista)
De Jia Zhang-Ke. China, 1997 / Cor / 35mm / 105 min. / 14 anos.
Wu é um batedor de carteiras. Ao contrário de seus amigos, ele é incapaz de largar o mundo do crime e logo se vê solitário. Ao se apaixonar por uma prostituta, porém, Wu começa a pensar em seu futuro.

Programação CCBB SP

Programação CCBB RJ