“Tudo se Conta”

Quem nunca parou para contar as coisas? Dedos nas mãos, CDs na prateleira, anos de idade, estrelas no céu… a humanidade sempre contou, mediu e enumerou as coisas em volta. Grace Lisa Vandenburg também conta. A diferença é que, no caso de Grace, isso não é um momento – isso é um modo de vida. Grace conta tudo o que vê, o tempo todo: as letras do seu nome, os passos que dá para ir ao banheiro, as dimensões de cada um dos móveis e cômodos em seu apartamento… até o número de cerdas em sua escova de dentes.

Este é o personagem principal do novo livro que a Ediouro nos apresenta, “Tudo Se Conta” (no original, “Addition”, um trocadilho intraduzível entre ‘adição’ e ‘vício’, em inglês), estréia da australiana Toni Jordan no mundo dos romances de ficção, e traduzido para o português por Marcos Malvezzi Leal.

A história gira em torno de Grace, que é a narradora da trama, e como sua rotina é quebrada ao conhecer Seamus Joseph O’Reilly (também 19 letras no nome!), filho de irlandeses radicado em Melbourne que mora com seus irmãos e trabalha em um cinema. A partir daí, acompanhamos a intrusão de um elemento incontrolável e incomensurável na vida, tão regrada, de Grace – e sua narrativa é absolutamente cativante, em especial pelo sarcasmo fino da protagonista e pela forma realista que Toni Jordan consegue imprimir ao seu discurso.

Toni Jordan também merece aplausos pela profunda pesquisa que deve ter feito para enriquecer o romance com uma veracidade convincente – tanto no lado da medicina (ao retratar tanto o TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo – quanto as dificuldades e conseqüências inerentes ao “tratamento” desta condição), quanto na riqueza de detalhes da vida de Grace (sua adoração ao físico Nikola Tesla, sua relação com a mãe, a irmã Jill e, em especial, com a adorável sobrinha “Larry”).

“Tudo Se Conta” é uma leitura deliciosa – que faz o leitor rir, se apaixonar, se emocionar e até mesmo se indignar. Mas que, principalmente, faz o leitor torcer, e muito, por Grace Lisa Vandenburg. É daqueles livros que se lamenta quando se chega ao seu fim.

Curiosidade: Toni Jordan, desde adolescente, tem um quê de nerd-cientista. Sempre foi fascinada por literatura, mas se formou em ciências na Universidade de Queensland e já trabalhou em bióloga molecular, gerente de marketing, química (em controle de qualidade), assistente de vendas, assistente de pesquisa e até como vendedora de porta em porta. Em 2004 largou tudo para estudar literatura, e “Tudo Se Conta” é o primeiro fruto desta empreitada. Além do romance, já publicou artigos em revistas, um conto e um capítulo em um livro de medicina.

Serviço

Título: Tudo se Conta
Autor: TONI JORDAN
Editora: Ediouro
Preço: R$ 31,80
Número de páginas: 208 páginas
ISBN: 9788500023781
Site Oficial: Visite o site
Leia um trecho

Não foram encontrados artigos correlatos.


Comentários