Polêmica em “Beverly Hills”
por Lucas Sigaud em setembro 11, 2008Zero Comentários =( Publicado em Séries de TV
Nem bem começou e a nova versão de “Beverly Hills 90210” já é motivo de muita polêmica nos Estados Unidos – pelo menos para a Parent’s Television Council (Conselho de Televisão de Pais). O Conselho está encorajando as empresas de marketing a não fazerem mais propaganda na emissora CW (produção conjunta entre a CBS e a Warner Bros.), que transmite o seriado.
Poucas horas depois da aguardada premiere de “90210”, uma queixa formal foi registrada por parte do Conselho. Segundo o seu presidente, Tim Winter, “A emissora CW violou de forma ávida, aberta e intencional, todos os princípios de negócios da indústria televisiva. Eles chocaram espectadores, durante o horário familiar, ao mostrar crianças de ‘high school’ [semelhante ao nosso Ensino Médio] fazendo sexo oral no carro deles. É um golpe baixo nos espectadores e em diversas famílias. Ninguém sintonizou ‘90210’ pensando ‘Ei, talvez eu consiga ver sexo oral hoje’”.
A cena mostrava um garoto sentado no banco do motorista do carro, e a cabeça de uma garota se levantando.
O conselho chegou a acusar a CW de ter burlado as agências de propaganda ao não ter fornecido cópias do episódio piloto previamente, possibilitando aos produtores incluir discretamente a referida cena. A emissora nega ambas as suposições, afirmando que o episódio foi exibido anteriormente da forma habitual e que alegar que os produtores incluíram a cena na última hora “(…) é tão ridículo quanto inexato”.
Até agora, a atitude do Conselho caiu como uma luva nos desejos da CW. Toda a polêmica causada pelas atitudes de Tim Winter & cia. apenas serviu para dar ainda mais publicidade (e espectadores) para “Beverly Hills 90210”. Ao contrário dos pais, aparentemente a CW sabe exatamente o que fazer para adolescentes se interessarem por um programa – basta dizer “Não pode”.
Curiosidade: Não é a primeira vez que isso acontece – recentemente o Conselho tentou barrar os banners de propaganda da nova temporada de “Gossip Girl” (exibidos há pouco tempo aqui no OutraCoisa). O Conselho criticou principalmente a sensualidade dos cartazes, que continham legendas como “Every Parent’s Nightmare” (O pesadelo de todo pai) – segundo eles, isso teria adolescentes como público-alvo, em vez de jovens adultos (que seriam o público-alvo da série). E a CW, reforçando o parágrafo acima, aproveitou: nos últimos cartazes de “Gossip Girl”, a legenda era “Mind-blowingly inappropriate” (algo como ‘arrebatadoramente inapropriado’) – citação tirada exatamente de uma das reclamações do Conselho.
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