HBO atiça consumidores com “Tru Blood”

Em ano de eleições esperamos ver pessoas distribuindo panfletos e “santinhos” nas ruas, fazendo campanhas e pesquisas. Nada é mais normal que isso, menos quando as pesquisas são para saber se você é “contra” ou “a favor” dos vampiros. Também não é nada normal vermos um caminhão de entregas rodando pelas ruas com uma propaganda sobre “bebida de sangue sintético”, ou máquinas de refrigerante onde a tal bebida – linda e vermelha – está esgotada.

Tudo isso vem acontecendo em solo Americano, em uma assustadora campanha patrocinada pela HBO com o intuito de promover sua nova série, True Blood, que estréia dia 07 de Setembro. A série, baseada nos livros de Charlaine Harris, fala sobre uma época onde vampiros circulam livrememente entre os humanos, sem segredos, porém nem sempre bem aceitos.

Os executivos do canal disseram que o conteúdo da série influenciou diretamente no modo como a propaganda está sendo feita. Segundo Zach Enterlin, vice presidente de marketing da HBO, desde o início eles sabiam que a série merecia mais do que pequenos anúncios e chamadas de 30 segundos na tv.

No momento que a série for ao ar, a campanha já terá incluído jogos, campanhas virais, um comic book, um “mockumentary” disfarçado de notícias sobre a série, uma camapanha completa sobre a bebida Tru Blood, vários sites e blogs dedicados a série, videos no YouTube, petições e garotas “Fangbanger” (pessoas que gostam de sexo com vampiros) aparecendo em bares. Isso e mais as campanhas regulares em revistas, jornais, rádio e televisão.


Desde o fim de Sex and the City e Família Soprano, a HBO vem procurando recuperar seu lugar ao sol, e parece que isso pode finalmente acontecer com a chegada de True Blood. A campanha de True Blood apesar de grande e agressiva, não custou muito aos executives. No início da campanha, que não era vinculada ao nome da HBO, várias coisas fizeram as pessoas se perguntarem se o tal Tru Blood era mesmo um produto de verdade. Os cartazes foram criados para que as pessoas acreditassem que o produto estava de fato sendo lançado no mercado de bebidas, e as chamadas do tipo “Suck on this” (Chupe isso) e “All flavor.
No bite.” (Só sabor. Nenhuma mordida), foram pequenas pistas para atiçar fãs potenciais a começarem a busca por maiores informações.


Na verdade, o sucesso feito pela bebida sintética de sangue deve ser creditado a Campfire, uma pequena e independente loja de marketing, com grande credibilidade de guerrilha. Seus criadores produziram A Bruxa de Blair, o filme independente de maior sucesso da história.

A empresa deu início a campanha abaixo do radar da mídia, tentando alcançar os fãs do gênero com blogs falsos, amostras de Tru Blood, cartas escritas em línguas mortas e outros mistérios que precisavam de atenção e tempo para serem resolvidos.

Vídeos espalhados de forma viral explicavam que Tru Blood, além de permitir que os vampiros não se alimentassem de humanos, daria a eles a possibilidade de conviver em sociedade como pessoas normais. Chamadas falsas de TV mostravam vampiros procurando serviços de humanos, tais como advogados, agências de namoro e motéis, começaram a ser veiculados na tv a cabo.

Durante a próxima semana, o “mockumentary” vai ser exibido na HBO, e terá partes distribuídas online. Agora só resta esperar para ver se com True Blood a HBO vai recuperar os fãs que perdeu pelo caminho.




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