De Blob e o Ataque das Pequenas Thirds
por Pedro Drable em abril 11, 2008Zero Comentários =( Publicado em Destaque, Jogos
Você já ouviu falar de “de Blob”? E “Mushroom Men”? Pois estes dois jogos são exemplos da grande mudança que está acontecendo agora no mundo dos games. Com a popularização das plataformas e o barateamento dos programas e equipamentos de desenvolvimento, pequenos estúdios e novos conceitos estão conseguindo espaço nas prateleiras junto a enormes softhouses e jogos consagrados. Para nós, simples gamers, esta abertura é um avanço sem igual. Assim teremos chances de experimentar idéias inovadoras e formatos que nunca vimos, fora dos padrões de “jogo de sucesso” das grandes. Sorria, porque o seu mundo vai mudar, e pra melhor.
de Blob
Um feliz e colorido planeta é tomado por um terrível regime fascista chamado I.N.K.T. Corporation, que aprisiona seus habitantes e rouba toda a cor do lugar, transformando o ambiente em um triste aglomerado de prédios monocromáticos. Cabe a você, uma simpática bola de tinta alienígena com aspirações anarquistas, devolver a cor à cidade da forma mais divertida: se batendo contra os prédios e muros, trazendo o caos de toda a palheta de cores para o meio das ruas. Outros objetivos permeiam a ação, que, de acordo com a crítica, lembra a idéia por trás de Katamari Dramacy com algo dos jogos de plataforma em 3D. A possibilidade de roubar pigmentos dos reservatórios da I.N.K.T. e misturá-los dá uma boa margem de customização para a pintura da cidade, e a sensação é de que tudo pode ser colorido ao gosto do jogador.
A idéia por trás do jogo é de um grupo de 9 alunos da Utrecht School of the Arts nos Países Baixos. O trabalho original não possuia um enredo, tendo como linha de concepção a noção de puzzle casual. Mesmo sem tantos recursos quanto as grandes softhouses, o jogo ganhou concursos ao redor do mundo e o resultado final foi tão impressionante que a THQ comprou os direitos sobre a produção. Agora, nas mãos da Blue Tongue, o jogo será lançado para o Nintendo Wii e promete muito. Vamos esperar e torcer.
Mushroom Men – The Spore Wars
Depois da passagem de um cometa próximo ao planeta Terra, pequenas plantas e fungos ganham vida e personalidade, à margem do conhecimento da sociedade humana. Rapidamente, estas novas criaturas se desenvolvem e se separam em tribos, o que acaba por gerar uma guerra de mini proporções gigantescas. Você encarna um hábil e inventivo cogumelo, que deve sobreviver neste violento ambiente usando ferramentas e outros utensílios humanos de formas criativas e brutais. Outra arma dos cogumelos super evoluidos é o chamado “Spore Power”, um tipo de telecinésia Jedi que só os pequenos fungos podem controlar. A third party responsável, chamada Red Fly, é um novo estúdio e tem Mushroom Men como sua primeira empreitada, saindo já pra Wii e DS.
Esses dois exemplos provam que o mercado de games está começando a abrir as portas para novas idéias e empresas. Ótimo pra todo mundo, principalmente pra quem joga.