Mortal Engines – Philip Reeve
por Bruno Accioly em janeiro 21, 20114 Comentários Publicado em Livros, SteamPunk
Prestes a ser lançado pela Editora Novo Século no Brasil, “Mortal Engines” (website) é uma obra literária distópica, passada em um mundo pós-apocalíptico cujos recursos naturais eram cada vez mais rarefeitos e no qual a maior parte das conquistas tecnológico-científicas da humanidade se perdera após a já distante “Guerra de 60 Minutos”.
Nesta realidade não mais existe o Estado Nacional e cidades inteiras acabaram sendo transformadas em veículos – as Cidades-Tração – que ainda exploram os recursos naturais continentais e consomem-se umas às outras sempre que tem a oportunidade, muito embora o planeta já tenha estabilizado seus ciclos e esta solução, agora, mais prejudique leve em direção à alguma solução.
Na obra de Philip Reeve (website) um grupo denominado a Liga Anti-Tração, trabalha para parar as cidades, acabando com o consumo excessivo de recurso por parte das Cidades Estado e com o “Darwinismo Municipal”, conceito que deu origem às metrópoles em movimento.
O romance apresenta Londres como a principal Cidade-Tração, uma sociedade dividida numerosas Guildas, das quais as mais importantes são a dos Engenheiros, dos Historiadores, dos Navegadores e dos Mercadores.
“Mortal Engines” é o primeiro de uma tetralogia denominada “Crônicas das Cidades Famintas” e sua adaptação para o cinema (IMDB – SciFi Movie Page) está confirmada desde Abril de 2010, com produção e direção de Peter Jackson, que pretende produzir a obra em 3D.
Se você tem Cadastro no OutraCoisa não deixe de entrar na comunidade “Hungry City Chronicles”, dedicada aos entusiastas do universo de Philip Reeve.